SMART FARM COLAB – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura é um dos 20 projetos de investigação aprovados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que irá obter financiamento ao longo dos próximos cinco anos.
 
Hoje, em cerca de 230 escolas de todo o país continental celebrou-se o Dia Nacional da Agricultura na Escola, uma iniciativa promovida pela Confederação de Agricultores de Portugal (CAP) e a revista Forum Estudante. Neste âmbito, a Escola Básica 2/3 D. Fernando II, em Sintra, recebeu a visita do Ministro da Educação Tiago Brandão, do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, e do secretário-geral da CAP, Luís Mira. À sua espera tinham os Vigilantes da Natureza.
 

Estudantes "plantam o futuro"

Ação da FAP insere-se na iniciativa da Quercus e dos CTT, com 50 estudantes a plantar árvores no Parque Nacional da Peneda-Gerês, no dia 17 de março. 
 

1000 Oliveiras para Oliveira de Frades

O Politécnico de Bragança, através da sua Escola Superior Agrária, associou-se à Acção de Plantação "1000 Oliveiras para Oliveira de Frades", no sentido de replantar áreas ardidas daquela região, no dia 3 de março. 
 

Nosso futuro - A Floresta

 
A floresta não pode esperar e por isso a RTP dedica-lhe o mês de fevereiro para que se pense a fundo nesta questão.
 
A Montra IPCB/ Alegro acaba de ser renovada, contando agora com projetos e equipamentos alusivos aos cursos e áreas científicas da Escola Superior Agrária do IPCB.
Trata-se de um espaço no Centro Comercial Alegro Castelo Branco dedicado à exposição dos trabalhos desenvolvidos nas 6 escolas superiores do IPCB, com o objetivo de proporcionar um local de divulgação e promoção da instituição fora de portas, aproximando assim a instituição da comunidade envolvente.
 

No passado dia 13 de Dezembro, nas instalações da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, em Lisboa, foram distinguidas algumas escolas e professores, pelo trabalho realizado no âmbito do projeto "Redescobrir a Terra".
 

Novas regras para a Política Agrícola Comum

 
Comissão Europeia adopta comunicação com o objetivo de criar "uma política agrícola comum flexível, justa e sustentável".
 
Abriram no passado dia 9 de outubro as candidaturas ao Prémio Nacional Redescobrir a Terra. A iniciativa partiu da Confederação dos Agricultores de Portugal e da Forum Estudante, com o apoio da Direção Geral de Educação. 
 

Quando os jovens cultivam o futuro

Realizou-se ontem a final do “Cultiva o teu Futuro” – o concurso de ideias organizado pela Confederação dos Agricultores de Portugal que pretende estimular a inovação dos estudantes do ensino superior em temas ligados à atividade agrícola. Para esta sexta edição, o foco esteve no setor dos cereais.
 
Antigo aluno UA, Paulo Domingues, licenciado e doutorado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações explica o passado, o presente e o futuro do projeto "Cabeço Santo" - um trabalho de recuperação e conservação da biodiversidade.
 
Escola Superior de Biotecnologia volta a lançar concurso que apoia novos projetos de negócio. Candidaturas decorrem até 25 de setembro.
 

O “robô da vinha” já está no terreno

Projeto financiado pelo fundo de Investigação e Inovação da Comissão Europeia pretende criar um "robô da vinha" que garanta melhorias na vitivinicultura no Douro e outras regiões da Europa. 
 

IX Congresso de Agroengenharia em Bragança

 
Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança acolhe evento entre os dias 4 e 6 de setembro de 2017. 
 
 
Iniciativa da Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento tem como lema "de mão em mão temos reutilização" e realiza-se no próximo dia 21 de junho. 
 
 
 
Rapper transmontano elaborou hino do movimento "Agri Cool" - uma iniciativa incluída no programa Redescobrir a Terra. Vê aqui o vídeo. 
 

IPBeja promove Troco-shop

 
No âmbito do programa Eco-Escolas, e como resultado duma iniciativa conjunta das quatro Unidades orgânicas do Instituto Politécnico de Beja, realiza-se no dia 5 de junho, Dia
do Ambiente, o TROCO-SHOP.
 

Preservar o passado, semeando o futuro

Com 129 anos de história, a Escola Superior Agrária de Santarém situa-se na “região agrícola mais importante do país”, sublinha o seu diretor, José Potes. Mantendo o espírito que caracteriza a instituição, a ESAS desempenha também um papel fundamental perante o novo contexto do sector agrícola, acrescenta.
 
 
Hoje, pela primeira vez, comemorou-se o Dia Nacional da Agricultura nas Escolas em Portugal – uma iniciativa da Forum Estudante e da Confederação dos Agricultores Portugueses (CAP) que mobilizou mais de 200 escolas de todo o país.
 
 

Realizam-se, de 19 a 20 de maio, as Jornadas Ibéricas de Agricultura de Precisão. A organização fica a cargo da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo.