Eric Cantona volta aos ecrãs do Eurosport com nova série

  

Eric Cantona

O antigo jogador vai explorar a relação profunda entre o futebol e a sociedade na série documental The King's Road, com estreia a 7 de junho.

Com o Campeonato do Mundo FIFA 2018 no horizonte, o documentário exclusivo de três episódios vai levar os fãs numa viagem pelo futebol. Através de cada pessoa que conhece ou cada local que visita, Cantona vai contar a história por detrás da paixão – muito para além dos 90 minutos – que faz do futebol o desporto mais popular do mundo.

Cantona começa esta viagem na Islândia, um país que irá competir pela primeira vez no Campeonato do Mundo este verão. O Comissário do Futebol do Eurosport vai encontrar-se com o maior fã da seleção islandesa, o presidente do país e com o detentor do título de Homem mais Forte do Mundo, Hafþór Júlíus Björnsson, também conhecido por interpretar a personagem "The Mountain" na conhecida série de tv, "A Guerra dos Tronos". "O meu percurso começa na Islândia e desde que vi este pequeno cubo de gelo com 350 mil habitantes esmagar a Inglaterra no Euro 2016, queria perceber as razões por detrás desta verdadeira revolução do futebol islandês. Especialmente agora, quando os 'Vikings' o conseguiram de novo e se qualificaram para o Mundial na Rússia", diz Cantona.

No segundo episódio, Eric vai até África numa memorável viagem ao Senegal, o país que chocou tudo e todos no Mundial de 2002 quando derrotou a campeã em título França. Cantona encontra-se com a maior estrela senegalesa do futebol, El Hadji Diouf, e o reconhecido cantor e compositor Youssou N'Dour, para melhor entender porque é que o Senegal não voltou a fazer boa figura no Campeonato do Mundo, depois do feito alcançado em 2002 no Japão e Coreia do Sul. "No Senegal, os miúdos e os adultos jogam futebol em qualquer lado: nas ruas, na praia, em terrenos baldios. Descalços, com chuteiras, de ténis, de chinelos. É por isso que amo este desporto: quando o prazer de jogar manda e se esquece o marcador, nem que seja por alguns minutos", conta a glória desportiva.

Cantona completa a sua jornada no Peru, uma seleção cuja camisola com a risca vermelha captou a atenção do francês na juventude. Os peruanos estão de regresso ao Campeonato do Mundo, depois de 36 anos de ausência, e o Rei Cantona quer perceber como um país tão apaixonado pelo futebol falhou tantas edições da maior competição do mundo. O Comissário do Futebol do Eurosport conhece antigos jogadores, atuais dirigentes e até um xamã, na caminhada para perceber o que está para vir no futebol peruano. "O episódio final passa-se no Perú. As minhas primeiras memórias do país são de uma caderneta de cromos que tinha antes do campeonato do mundo e da camisola com a risca vermelha no peito. Quero perceber como um país tão apaixonado pelo futebol conseguiu falhar a maior competição do mundo durante 36 anos?"

The King's Road estreia nos canais e plataformas digitais do Eurosport a 7 de junho às 19h30, com os três episódios a serem emitidos no Eurosport 1. Os episódios terão também transmissão simultânea nas plataformas digitais, com a série a ficar disponível on demand no Eurosport Player, via eurosport.com e na aplicação do Eurosport.